Call for Papers

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), através da sua Escola Superior de Educação, anuncia o IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2022), que se realizará na Escola Superior de Educação do IPB, em Bragança, nos dias 13 e 14 de outubro de 2022.

O Instituto Politécnico de Bragança, em parceria com a Câmara Municipal de Bragança, mais uma vez, abre as suas portas à comunidade académica de diversas áreas científicas e latitudes, através da 4.ª edição deste evento internacional, o IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2022).

Dando continuidade aos propósitos das edições anteriores, o LUSOCONF2022 procurará ser um encontro de debate dinâmico e interventivo, no qual as diferentes áreas temáticas se cruzam, em busca de novas respostas para as problemáticas da Língua Portuguesa e das Relações Lusófonas, tendo sempre como objetivo estimular um debate académico pluridisciplinar, ancorado no diálogo e na valorização de contributos oriundos de diversas áreas do conhecimento relacionadas com a Língua Portuguesa e as Relações Lusófonas.

O conjunto de conferencistas convidados assegura ao LUSOCONF2022 uma diversidade de contributos para múltiplas reflexões sobre as desafiantes inquietudes que o universo lusófono encontra hoje num mundo cada vez mais complexo e instável, que nos confronta com questões essenciais sobre os valores, os objetivos e o sentido da ação humana, impondo a procura conjunta de resolução de problemas e de elaboração cooperada de estratégias para a abordagem dos dilemas com que o mundo lusófono se confronta.

A conceção holística do mundo lusófono e dos seus desafios permite-nos apresentar o LUSOCONF como um Encontro concebido para a partilha e a criação, pelo que voltamos a lançar um Call for arts, favorecendo a divulgação e a edição de trabalhos artísticos sobre o mundo lusófono (para mais informação ver Call for arts).

Este Encontro, pela elevada qualidade dos seus participantes e pela atualidade dos temas que vão ser tratados, será, certamente, um evento de ideias novas, que permitam enfrentar os desafios da Língua Portuguesa e das Relações Lusófonas, num mundo cada vez mais globalizado.

Os investigadores da língua portuguesa e os que se debruçam sobre os problemas referentes ao seu ensino, bem como todos aqueles que se dedicam a áreas de relevância no âmbito das relações lusófonas, como: educação, cultura, literatura, artes, história, geografia, política, direito, economia, gestão, marketing, contabilidade, agricultura, turismo, ambiente, saúde e desenvolvimento sustentável, ficam convidados a submeter trabalhos de reflexão e de investigação ao LUSOCONF2022. Os artigos devem ser enviados até ao dia 11 de julho de 2022 (ver normas de submissão). Para mais informações sobre o LUSOCONF2022, visite esta página web do Encontro ou entre em contacto com a organização através do correio eletrónico lusoconf@ipb.pt.

Acesso à página de submissão: https://easychair.org/cfp/lusoconf2022

Ligação Direta para Submissão:    https://easychair.org/conferences/?conf=lusoconf2022
Prazo de submissão do artigo:     11 de julho de 2022

Só serão aceites propostas submetidas através do easyChair. Caso tenha dúvidas no processo de registo e submissão no easyChair, recomendamos que descarregue o seguinte tutorial passo-a-passo.